• CONHEÇA ALGUNS DE MEUS TRABALHOS E DEIXE SEU COMENTÁRIO

    A arte mórbida e sensual de H.R. Giger.



    H.R. Giger (pronuncia-se “guígar”) nasceu no interior da Suíça em 1940 e mudou-se para Zurique em 1962 para estudar design industrial e de interiores. Influenciado pelo futurismo e pelo surrealismo, seus primeiros trabalhos eram feitos com caneta antes de serem cobertos com tinta óleo. Mas foi só quando começou a usar a técnica do airbrush que Giger achou seu estilo próprio – e que o tornaria mundialmente famoso.

    A forma com que Giger desenhava corpos humanos e máquinas interconectados em uma relação muitas vezes com sugestões eróticas recebeu o nome de “biomechanical”. Sua amizade com o guru do LSD Timothy Leary e o pintor Salvador Dali foram fortes influências na criação de seu universo gótico/industrial romântico e sexy, assustador na mesma medida que deslumbrante e encantador.




    É claro que a obra mais famosa de Giger é sem dúvida o monstro que ele criou para o filme Alien (1979) pelo qual ganhou um Oscar de “Best Achievement for Visual Effects”. Mas seu trabalho não se resume apenas a isso: seus dois livros Necronomicon (1977) e Necronomicon II (1985) são em si perfeitas obras de arte. Suas contribuições para bandas de rock como o Dead Kennedys (cujo disco Frankenchrist exibia a polêmica Penis Landscape, que levou o vocalista da banda a um processo judicial por obscenidade), o enigmático retrato da diva Debbie Harry perfurada por agulhas gigantes, enfim, um universo muito além do monstrengo cabeçudo do filme de Ridley Scott. Para os mais abastados, uma visita ao HR GIGER MUSEUM na cidade suiça de Gruyères é uma viagem absolutamente imperdível, com uma enorme quantidade de obras, esculturas e instalações de deixar qualquer um de queixo caído.


    O estilo inconfundível de Giger faz dele um dos mais inovadores e importantes artistas do nosso tempo, sem exagero. Uma verdadeira fauna cyberpunk de seres alienígenas que transpiram uma sensualidade mórbida entre sonhos surreais. Bem vindo ao mundo fantástico de HR Giger.

    Para visitar um site com dezenas das obras de Giger e se maravilhar (ou enojar) clique aqui.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário sobre o post, dúvida ou crítica. tenha certeza de que é muito interessante para mim sua opinião:

     

    COPIE MEU BANNER



    Copie meu banner e seja parceiro do Du Montanari.

    CATEGORIAS